top of page

A Volta por Cima, o projeto audiovisual da Febiex RJ

Atualizado: 10 de dez. de 2021

O projeto da FEBIEX RJ envolveu positivamente a família de cada um dos adolescentes



A primeira incursão da FEBIEX RJ na área do audiovisual foi além das expectativas gerais. Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (27 de outubro) - promovida pela Unesco e pelo Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais - a FEBIEX RJ contou com a parceria do ICP, Instituto Consuelo Pinheiro, para realizar uma oficina de audiovisual para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Tarik do ICP e Katia da FEBIEX RJ presidem as respectivas OSCs


Essa iniciativa piloto foi o resultado de um projeto financiado por emenda parlamentar do deputado federal Otávio Leite e teve como base o curta metragem “Diagnóstico não é destino”. O filme dirigido por Silvia Spolidoro e roteiro de Hellen Suque, da Suque Produções, serviu de inspiração para os jovens beneficiados com essa oportunidade.


A chance de vivenciar um espaço de expressão e protagonismo juvenil


O grupo de adolescentes que participou do laboratório teve a chance de vivenciar um espaço de expressão e protagonismo juvenil, através de intercâmbios socioculturais. Eles visitaram estúdios de filmagem e de fotografia e aprenderam a manusear câmeras de uso profissional orientados por técnicos e especialistas em audiovisual de emissoras de TV.

Adolescentes orgulhosos com seus respectivos certificados


O projeto da FEBIEX RJ em conjunto com o ICP proporcionou a descoberta de potencialidades, trabalhou a autoestima do grupo e envolveu positivamente a família dos adolescentes.


Temática das políticas públicas para pessoas com deficiência


Ainda sob a perspectiva do “aprender fazendo”, os alunos gravaram os bastidores do curta metragem da Suque Produções, visando discutir a temática das políticas públicas para pessoas com deficiência.

Tainá do ICP e Andressa da Febiex RJ com Esther ao centro


Na trama é retratada a história de superação de Maria das Dores Pacheco, a dona Dorinha, contando sua incansável luta pela APAE de Nova Friburgo, reerguida por ela depois da sede sofrer três enchentes.


Motivo de orgulho para a Federação Estadual das APAEs


Seu trabalho social é motivo de orgulho para a Federação Estadual das APAEs e as diferentes OSCs (Organizações da Sociedade Civil) vinculadas à FEBIEX RJ.

Projeto FEBIEX RJ e seu impacto positivo junto às famílias


Devidamente capacitados com a democratização do conhecimento, os jovens que tomaram parte na oficina elaboraram seu aprendizado por meio do audiovisual “A Volta Por Cima”.


Estimulou a garotada e pode abrir as portas para um futuro


Clique aqui para assistir a essa produção que tanto estimulou a garotada e pode abrir as portas para um futuro profissional nunca antes sonhado.

Comments


bottom of page